Algumas pessoas estão utilizando o Thea for Sketchup com as novas opções de visualização do render interativo e estão tendo alguns problemas no desempenho geral do sistema já que o Thea costuma usar uma boa parte dos recursos do PC. Uma dica para que o sistema trabalhe mais tranquilamente sem engasgos é você controlar como o render interativo deverá utilizar os recursos do PC. Você pode por exemplo, especificar que o render interativo use somente GPU e em seguida, se seu PC for um i7 por exemplo, definir que ele use somente 4 e não 8 dos núcleos do processador. Com isso você ainda terá 4 núcleos de processamento para as outras tarefas do Sketchup .O sistema ficará mais leve e fluído.
Teria um aluno me perguntado: " amado Mestre... teria como eu acelerar meu render com o adaptative BSD pois estou querendo renderizar um ambiente sob vários ângulos e demora muito cada vez que vou renderizar a cena com uma câmera diferente e com o BSD eu tenho uma cena bem limpa". Eu respondi " Pequeno gafanhoto, você deve renderizar uma vez e depois deve ( dica valiosa de Thea avançado) "travar/salvar" o Irradiance cache... e as outras cenas irão renderizar muito mais rapidamente..."
Uma das coisas que são pouco exploradas no Thea Render é a sua capacidade de gerar animações. Com os novos motores de render por GPU+ CPU temos a possibilidade de produzir animações com qualidade visual excelente e com tempos de render muito bons. Claro que a complexidade da cena pode aumentar e muito o tempo de render, coisas como instancing, iluminação artificial (IES lights, Spot light e etc) e displacement geralmente aumentam bastante o tempo. Isso diga-se se passagem ocorre em qualquer renderizador. Nestes videos exemplo foi produzida uma animação simples. Tempo por frame: 25 segundos Total frames : 551 Motor: Presto AO
Algumas configurações foram alteradas para obter tempos de render mais baixos.